Osteoporóse pode surgir na juventude - São Carlos Imagem

Notícias


Osteoporose pode surgir na juventude?

Osteoporose pode surgir na juventude?

Engana-se quem pensa que a osteoporose só pode aparecer depois dos 40 anos. Confira algumas perguntas e respostas realizadas em entrevista com o Dr. Eyorand de Andrade, médico reumatologista da São Carlos Imagem.

1 - O que é osteoporose?

E.A - Definimos osteoporose como diminuição da massa óssea, com deterioração da microarquitetura do osso, levando o paciente ao risco de fratura.

2 – Tem idade para a prevenção da doença?

E.A - Diz-se que a prevenção da osteoporose começa na formação de uma boa massa óssea, que se inicia na infância com o objetivo do ser humano alcançar um bom pico de qualidade óssea, em torno dos 25 anos.

3 – Tem como evitar?

E.A - Tem como protelar o máximo possivel o início da perda de qualidade óssea, tendo uma atenção na obtenção do pico de massa óssea que ocorre por volta dos 25 anos de idade. É importante uma dieta rica em cálcio, atividade física, evitar substâncias deletérias ao osso, tais como bebidas alcoólicas em exagero, café, e outras substâncias. Na mulher a prevenção da diminuição do estrogênio que pode levar a uma menopausa precoce.

4 – Qual o diagnóstico?

E.A - O diagnóstico da perda de qualidade óssea é através da densitometria óssea, que nos dá um parâmetro se o osso está normal, se tem uma osteopenia ou osteoporose. É bom lembrar que a investigação clínica também é necessário exames laboratoriais.

5 – Tem alguma recomendação para realizar a Densitometria Óssea?

E.A - Existem algumas observações tais como: